Tipos de media

| |
Os textos, os gráficos, as imagens, os vídeos, as animações e o áudio são tipos de media que servem de base à criação de sistemas e aplicações multimédia.
Estes podem ser classificados através de várias propriedades, quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem.


  • Tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal
Estáticos (discretos ou espaciais) - são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto, modelos gráficos ou conjuntos de pixeis. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar.

Dinâmicos (contínuos ou temporais) – são constituídos por elementos de informação dependentes do tempo, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.
São os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua ao longo do tempo e, se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificada, conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.


  • Tipos de media quanto à sua origem
Capturados - são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como por exemplo os scanners as câmaras digitais e os microfones, e de software específico. (Ex: Imagens, vídeo e áudio)

Sintetizados - são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos. (Ex: Texto, gráficos e animação)