Recursos de hardware

| |
Para o desenvolvimento e execução de conteúdos e aplicações multimédia, existe um variado conjunto de recursos de hardware, software e suportes de armazenamento de informação que podem contribuir para um acréscimo da sua qualidade.



  • Dispositivos de entrada
Um dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador, são também todos os dispositivos que fornecem informação ao computador.



Teclado - permite digitalizar dados ou instruções para o computador.





Rato - são muito importantes devido as suas potencialidades de utilização nos sistemas operativos. Permite deslocar no ecrã o ponteiro e realizar a introdução de ordens para o computador, através da emissão de sinais eléctricos.



Scanners - são dispositivos que permitem capturar e digitalizar, através de processos ópticos, documentos impressos.





Touchpads - são dispositivos que substituem os ratos nos computadores portáteis, actualmente grande parte tem todas as funcionalidades dos ratos.




Joysticks - são dispositivos utilizados essencialmente para jogar.







Trackballs- são dispositivos que substituem os ratos e podem assumir uma grande variedade de formas, permitindo economizar espaço.




Câmaras digitais - as câmaras digitais, fotográficas ou de vídeo, são dispositivos que captam imagens do exterior, através de uma objectiva. As webcams são câmaras digitais mais simples e de baixa resolução que capturam imagens dinâmicas ou estáticas directamente para o computador.


Microfones - são dispositivos que podem assumir uma grande variedade de formas e permitem capturar os sons do meio ambiente.






  • Dispositivos de saída

Um dispositivo de saída permite a comunicação no sentido do computador para o utilizador.


Monitor – são os dispositivos que constituem o principal meio de comunicação entre o computador e o utilizador.





Impressora – permitem imprimir os resultados das operações de processamento do computador.






Placas gráficas - são os dispositivos responsáveis pela interligação do monitor com o processador.



Projectores de vídeo - são dispositivos que permitem projectar para telas as imagens provenientes de computadores e outros equipamentos multimédia com possibilidade de estabelecer ligação com eles.


Plotters - os plotters ou traçadores de gráficos são dispositivos com uma finalidade semelhante à das impressoras, pois destinem-se à impressão de informação proveniente do computador. Estas destinam-se principalmente à impressão com elevada precisão de por exemplo desenhos, projectos e painéis.


Altifalantes - são ligados à placa de som do computador e permitem a reprodução de sons no formato analógico, a placa de som converte os sinais do formato digital para o formato analógico.


Auscultadores - podem ser ligados ao computador e permitem a audição de sons de forma individual pelo utilizador.






  • Dispositivos de entrada e saída ou mistos
Os dispositivos mistos permitem a comunicação do computador para o utilizador e vice-versa.


Placas de som - suportam áudio digital e MIDI aumentando assim a capacidade do computador de capturar e reproduzir sons de alta qualidade.




Dispositivos de ligação a redes - permitem a ligação de um computador a uma rede de computadores.




Touch screens - são ecrãs que, para além de nos apresentarem informação, são sensíveis ao toque do dedo ou de outro dispositivos adequados, substituindo assim os ratos.


Placas de captura de TV - permitem fazer a sintonia do sinal de TV e do sinal de rádio, para além disso permite converter sinal analógico recebido em sinal digital, podendo assim ser processado pelo computador.





  • Dispositivos de armazenamento
Um dispositivo de armazenamento é capaz de guardar informação de maneira permanente ou semipermanente.



Magnéticos

Disco rígido - os discos rígidos utilizam a electromagnetização das partículas para a gravação e a leitura dos dados e permite armazenar grandes quantidades de informação. Estes dispositivos podem ser designados por internos ou externos dependendo de como estão instalados no computador.


Bandas magnéticas - utilizam a electromagnetização das partículas de uma fita magnética para a gravação e a leitura dos dados, realizados de uma forma sequencial. As bandas magnéticas continuam a ser o suporte mais económico de armazenamento de grandes quantidades de dados e, por isso, as mais indicadas para fazer copias de segurança da informação existente num computador.



Semicondutores


Cartões de memoria - Servem para armazenar dados como texto, fotos, vídeos, e musicas. Estes são usados em diferentes dispositivos de hardware como, por exemplo, câmaras fotográficas digitais, telemóveis e leitores de mp3.


Pen drives - Servem para armazenar dados e ligam-se ao computador através de uma porta usb. Estas memorias constituem um meio pratico para suporte de dados entre computadores, não necessitando, na maioria das vezes, de instalação previa de software.



Ópticos

CD/DVD - São dispositivos em que a leitura e a gravação dos dados são realizados por processos ópticos, ou seja, através da utilização da tecnologia laser. Existem CD-R/DVD-R em que a informação gravada não pode ser alterada. E existem CD-RW/DVD-RW que possuem muitas características dos CD-R/DVD-R, mas no entanto este disco compacto regravável pode ser apagado permitindo a sua reutilização.

Mini-CD - são designados por esse nome devido ao seu tamanho com 8 cm de diâmetro em vez dos 12 cm dos CD e têm normalmente 180 MB de capacidade de gravação. Existem também mini-CD-R e mini-CD-RW.