Os 5 tipos de media

| |
Texto

O texto é a forma mais utilizada de divulgar informação essencial de um modo preciso e, por isso, tem sido a mais utilizada nos diversos meios e formatos, quer nos documentos convencionais quer nas aplicações multimédia que utilizam o computador. O texto em formato digital pode ser apresentado num formato básico, através de editores de texto como por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando origem aos plain text ou através de processadores de texto, que permitem alterar e trabalhar o texto, como por exemplo o Microsoft Word, originando os chamados rich text.
O texto é estático quanto à sua natureza espácio-temporal e é sintetizado quanto à sua origem.


Imagem/Gráficos

As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizadas em aplicações multimédia num sistema informático.
Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente e criados no computador através d
e software e hardware específico, e quando redimensionados não perdem qualidade (uma das vantagens das imagens bitmap). Ao contrário dos gráficos, as imagens não são conteúdos corrigíveis, estão constituídas por um conjunto de pixeis e quando se amplia uma imagem esta perde qualidade. As imagens podem ser capturadas usando por exemplo scanners, máquinas fotográficas digitais, etc.




Áudio

O áudio pode estar em formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinyl. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores.
O formato digital pode ser obtido por digitalização através da conversão do sinal analógico em digital.Pode também, ser obtido directamente, utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. (O MIDI é um padrão internacional que define as notas produzidas por diferentes sintetizadores de forma que estas sejam iguais às dos respectivos instrumentos musicais).



Vídeo

O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital.
O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico e o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.



Animação

A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. A animação tradicional baseia-se num conjunto de desenhos individuais ou num conjunto de fotografias, que quando vistas em sucessão criam a ilusão de movimento, mas actualmente a animação é maioritariamente produzida no computador utilizando software especifico.