Vídeo

| |
Introdução

Durante o 2º período trabalhamos os medias som e vídeo. O que vou apresentar é o meu trabalho da unidade de vídeo.

Ao contrário dos outros trabalhos este foi feito a pares e apenas uma pessoa trabalhou de maneira individual pois o tema assim o permitia. Inicialmente os projectos iriam ser individuais e o meu trabalho iria ser fazer um vídeo que falasse da vida do Manuel Monteiro, mas como o tempo era pouco escolhemos os melhores temas e fizemos o vídeo a pares, e com isto fiquei com o tema de “O concerto de Álvaro Carneiro".

Neste projecto usamos uns bonecos que foram criados pelos nossos colegas de Materiais e Tecnologias. Estes bonecos representam os patronos da escola, o Alberto Sampaio, o Manuel Monteiro e o Álvaro Carneiro e o nosso objectivo era conseguir fazer um vídeo relacionado com os patronos da nossa escola utilizando estes bonecos que foram construídos já com a intenção de serem os protagonistas dos nossos vídeos, tendo sido feitos de maneira a se segurarem sozinhos de pé e a mexer os pés e as mãos de modo a nos facilitarem os movimentos necessários para o vídeo.

Eu trabalhei com o Álvaro Carneiro (boneco cedido por o Gonçalo Marques), o patrono que dá nome ao auditório da nossa escola e que era violinista. Trabalhei essencialmente em stop motion e no meu vídeo o Álvaro Carneiro iria dar um concerto e o público eram ovos, ideia que surgiu depois de ver um mail que a professora mandou em que dava exemplos de coisas bastante engraçadas feitas com ovos. Desta vez não fizemos a assinatura por onde normalmente nos iniciamos a trabalhar nos programas, apenas fizemos o guião do nosso vídeo e o vídeo.

O programa principal para realizar este trabalho foi o “Premiere” (http://www.adobe.com/downloads/), um programa de edição e manipulação de vídeo, mas poderíamos usar também o Windows Movie Maker entre outros. O vídeo teria de ter um mínimo de 5 efeitos de transição, 5 efeitos de vídeo, 30 segundos de filmagens nossas e narração ou música. O Guião foi feito no Storyboard (http://atomiclearningg.com/storyboardpro) um programa criado para esse efeito, em que descrevemos tudo o que o nosso vídeo irá ter.


Guião

| |
CENA 1

Aparecem os ovos a entrar no auditório (visto de fora, a chegar à porta e a entrar) para assistir ao concerto. (Aqui pode-se focar alguns ovos em particular, como o segurança)

História paralela: Um dos ovos é barrado pelo segurança e não consegue entrar para ver o concerto.



CENA 2

Depois de entrar os ovos começam a dirigir-se para a bancada e sentam-se nos respectivos lugares. (Foca-se alguns dos espectadores, por exemplo um casal de namorados e um que está a dormir - critica a algumas pessoas que não se sabem comportar, são desrespeitosos)

História paralela: O ovo que não pode entrar começa a dirigir-se para casa e vai chutando uma pedra que encontrou pelo caminho.


CENA 3

Começa o espectáculo. As cortinas abrem e o Álvaro Carneiro entra no palco. Faz um vénia para o público e começa a tocar. Ao tocar saem notas do violinos que se vão deformando e acabam por cair ao chão. Toca outra vez e começam a sair faíscas. Uma delas atinge um ovo que estava na primeira fila e este começa a gritar. Os outros simplesmente mandam-no calar. (Satirizar o facto das pessoas só pensarem nelas próprias)

História paralela: Ao chutar a pedra ela por mero acaso vai bater na janela do auditório. Ele tem a ideia de ir espreitar.


CENA 4

Nesta cena foca-se a bancada e as coisas que podem acontecer entre os espectadores durante um espectáculo. (Por exemplo, um dos ovos não vê porque alguém que está a frente não tirou o chapéu – critica à falta de respeito entre as pessoas)

História paralela: O ovo procura alguma coisa para onde possa subir e conseguir ver o espectáculo da janela. Encontra uma caixa e leva-a até à janela, mas não é suficiente para lá chegar e só a saltar é que consegue ver.


CENA 5

Álvaro Carneiro continua a tocar até que cai um dos focos de luz ao seu lado. Ele tira o foco do palco e começa novamente a tocar. Cai uma coluna e Álvaro Carneiro começa a ficar chateado.

História paralela: O ovo procura coisas para colocar por cima da caixa de maneira a ficar mais alto. Encontra uma cadeira e põe em cima da caixa, mas só em desequilíbrio consegue ver, por isso acaba por cair.


CENA 6

Álvaro Carneiro tenta novamente começar a tocar, mas a luz falha. O público começa a protestar por o concerto estar a correr tão mal.

História paralela: O ovo fica triste por não conseguir ver e senta-se na beira da estrada


CENA 7

Álvaro Carneiro fica muito zangado e começa a tocar muito rápido.

História paralela: O ovo encontra uma almofada e tem a ideia de a pôr em cima das outras coisas e sobe.


CENA 8

Quando Álvaro carneiro acaba de tocar os ovos explodem todos excepto um que fica espantado e depois começa a rir.

História paralela: Depois de subir a pilha de coisas para ver pela janela, vê os ovos a explodirem.


MORAL DA HISTÓRIA: se não fossemos tão maus, mal-humorados e não pensássemos tanto em nos próprios poderíamos tirar mais proveito e prazer das coisas.



Materiais para os cenários e personagens:

Personagens:

Álvaro Carneiro: boneco cedido por Gonçalo Marques

Ovos: ovos de esferovite, fimo (para os pés), feltro (para fazer alguns acessórios), arame (para as pernas e braços), caneta de acetato (para fazer as caras).


Cenários:

Início que imita a pixar: Cartolina azul para o fundo, branca para o chão, plasticina para as letras e arame para andar com o ovo.

Entrada: Auditório com cartolina preta, céu com cartolina preta (as estrelas feitas com corrector), chão com cartolina castanha com pasta de modelar por baixo para podermos fixar os pés dos ovos.

Bancada: Balsa e cartolina preta para as escadas e fundo.

Palco: Balsa, tecido vermelho para as cortinas, arame para segurar as cortinas na balsa, cartolina cinzenta e azul para o chão e fundo.

Outros materiais indispensáveis: cola, tesoura, x-acto, linha e fita-cola para segurar os cenários.

Vídeo - O Início

| |
Tal como referi em cima o vídeo consistia num Concerto do Álvaro Carneiro e como público escolhemos ovos. Ideia que surgiu depois de ver umas imagens que a professora nos mandou, aqui ficam alguns exemplos dessas imagens:


Ao contrário deste exemplo não usamos ovos a sério, mas sim uns feitos em esferovite para serem mais leves e não se partirem, para os braços e pernas usamos arame e para os pés fimo castanho, e o resultado foi este:



Para o início do vídeo fizemos um pequeno stop motion que imita um tão conhecido vídeo da pixar que podem ver em http://www.youtube.com/watch?v=70qqukHZTAg&feature=related

Para isso tiramos estas imagens:


Estas já são as imagens trabalhadas, pois todas as imagens foram trabalhadas no Gimp (http://www.gimp.org/downloads/). Tivemos de cortar, pôr mais brilho e contraste (para ficar uma imagem mais clara) e apagar o arame com que estávamos a segurar o ovo. Inicialmente tentamos mover o ovo com fio de pesca porque assim não se via, mas o ovo não parava de rodar e assim não conseguíamos trabalhar.

Estavam assim:


(Técnicas: logo no início do vídeo tem o efeito de transição “Dissolve – Additive dissolve”, este não é um efeito que seja muito visível, mas torna o vídeo mais agradável de se ver pois a imagem inicial não aparece logo, vai aparecendo mais lentamente. No fim, na ultima imagem do ovo aparece “Apresenta” (também com “Dissolve – Additive dissolve”), depois o texto desaparece e a imagem do ovo sai dividida a meio com o efeito de transição “slidde – split”)

(Música: adaptamos a música que aparece no vídeo original da pixar, http://www.youtube.com/watch?v=OridnuWe36Q
)


Depois aparece “Um filme de: Ana Martins e Elsa Dias” e “Com a participação de: Álvaro Carneiro e The Eggs”, tudo feito em Stop motion e utilizando os ovos e o Álvaro Carneiro. No caso de “Um filme de: Ana Martins e Elsa Dias” e “Com a participação de: … e The Eggs” estão os ovos a segurar um papel em que se vai formando o texto letra a letra, na parte do “Álvaro Carneiro” aparece o boneco do Álvaro Carneiro e um papel ao lado em que se vai formando o seu nome. Visto ser em Stop motion não tem grandes efeitos, apenas tivemos o cuidado de pôr as imagens em que os textos estão completos a demorar mais tempo para se ter tempo de ler.



(Técnicas: este vídeo também começa com o efeito de transição “Dissolve – Additive dissolve” e como é em stop motion e neste caso tem de se ler o texto, não pusemos mais efeitos)

(Música: “Fatboy Slim – Weapon of Choice (Instrumental Version), música cedida por José Oliveira)

Vídeo - O Concerto

| |
Aparecem as cortinas fechadas e surge: “Concerto de”, as cortinas abrem e aparece: “Álvaro Carneiro”. Desaparecem as cortinas e apenas fica o texto “Álvaro Carneiro” que inicialmente estava a preto e agora está a branco. Por detrás das letras aparecem duas imagens do Álvaro Carneiro, depois desaparecem e o mesmo acontece ao título.

Depois disto e antes do concerto, decidimos explicar um pouco quem foi Álvaro Carneiro. Para isso fizemos filmagens do boneco, trabalhamo-las, e enquanto as filmagens dão no vídeo aparecem legendas com as coisas mais importantes relacionadas com a vida dele. Em seguida começa o concerto, Álvaro Carneiro entra em palco, faz uma vénia e começa a tocar... Vão aparecendo notas musicais, mas à medida que toca começa a desafinar e elas vão-se deformando e caem no chão. Enquanto isto acontece o ovo que foi barrado à entrada dirige-se para casa, pelo caminho vai a chutar uma pedra que acidentalmente bate na janela do auditório, por isso põe-se a saltar para tentar ver. Álvaro Carneiro fica triste a olhar para as notas, começa novamente a tocar e levanta as notas novamente. Acaba a música e o público bate palmas. Acaba o concerto.

Devido a problemas de tempo, esta parte não ficou como deveria ter ficado. Perde-se imenso tempo a tirar as fotos necessárias para fazer as cenas e isso fez com que só tivéssemos conseguido fazer estas. Mediante o que tínhamos tentamos criar um pouco da história que estava no guião. Tivemos de improvisar bastante, por exemplo, depois de começarmos as trabalhar as fotos que tiramos para a parte em que o Álvaro Carneiro está a tocar, ficou reduzido a poucos segundos e nem conseguimos acabar de fotografar a cena, por isso tivemos de repetir fotos para ele ficar a tocar mais tempo, e como só fotografamos as notas a cair pusemos as mesmas imagens mas na ordem contrária para ele as levantar outra vez.

O concerto:




A plateia:




O ovo que não conseguiu entrar:




(Técnicas: A imagem das cortinas que aparece no início com o título “Concerto de Álvero Carneiro” foi trabalhada com o efeito de vídeo “Image control - colour balance RGB” que serve para trabalhar a cor da imagem; Uma das imagens do Álvaro Carneiro que aparece também no início e que se mexe como uma onda tem o efeito de vídeo “distort – brend”; O título “Concerto de Álvaro Carneiro” tem o efeito de transição “page peel - roll away” para aparecer de uma forma mais engraçada; Na parte em que há filmagens do Álvaro Carneiro, a transição feita entre as filmagens é com o efeito “dissolver”que faz com ao desaparecer uma imagem vá aparecendo outra (esta montagem de vídeos foi feita no Windows Movie Maker; No final do concerto quando aparece a plateia a aplaudir, a cor/luz desta imagem foi trabalhada com o efeito de vídeo “Image control - gamma correction”)

(Música:
Palmas - http://www.soundsnap.com/search/audio/Applause/score;

Vídeo - Extras e Ficha Técnica

| |
Decidimos pôr no final do vídeo uma parte de “extras” onde colocamos imagens que ficaram mal, como fizemos algumas coisas e as dificuldades que tivemos a trabalhar com o boneco. Acho que é bastante interessante e divertido ver este tipo de coisas no final dos vídeos e assim também mostramos as enormes dificuldades que tivemos. A cabeça e o chapéu estavam sempre a cair, o boneco não se mantia na posição que queríamos, os ovos não se seguravam, os cenários caiam… Tivemos momentos de algum desespero! Mas apesar disso acho que conseguimos solucionar bem todos os problemas que surgiram e acabar com um bom vídeo.

Alguns exemplos dos extras:


(Técnicas: A ficha técnica e o título dos extras aparecem com o efeito de transição “zoom - cross zoom” que faz com que o texto aumente (parece que vem para nós) e depois quando diminui já diz outra coisa; A imagem do “multimédia pixar” onde aparece o braço foi trabalhada com o efeito de vídeo “ajust - lighting effects” que faz com que exista um foco de luz na imagem e assim conseguimos destacar o braço que era o que queríamos que as pessoas reparassem; a imagem de como segurar os cenários tem o efeito de vídeo “adjust – levels” que possibilitou fazer com que a imagem ficasse mais clara e se percebesse melhor)

(Música: A mesma usada no início do vídeo, a “Fatboy Slim – Weapon of Choice (Instrumental Version) cedida por José Oliveira)


O Vídeo (Resultado Final)

| |
O Vídeo final ficou assim:

Conclusão

| |
Durante este projecto tive algumas dificuldades, primeiro em fazer o guião pois nunca tinha feito nada assim e como normalmente vou decidindo as coisas à medida que vou fazendo o trabalho tive algumas dificuldades em pensar tudo ao pormenor antes de o começar. Na realização do vídeo os maiores problemas que surgiram foi a instabilidade do boneco e a dificuldade de o pôr a fazer algumas coisas. Outra coisa que dificultou o trabalho foi o facto de um ficheiro do Premiere com muitas fotografias facilmente deixa de funcionar e perde coisas, e como estava a trabalhar em Stop motion cada vez ficava pior pois mesmo para pequenas cenas são necessárias muitas fotos. Para solucionar isto tentamos encontrar um programa de Stop motion, mas não conseguimos, por isso a única solução foi gravar cena a cena. Ou seja, trabalhar as cenas individualmente, exportar para o formato de vídeo, e juntar tudo num ficheiro para trabalhar o vídeo final.

Acho que o trabalho final está bom apesar de ao longo do projecto termos tido muitos problemas, mas que acabamos por conseguir solucionar bastante bem. Mas também sei que estaria muito melhor e mais engraçado se tivéssemos conseguido fotografar as todas as cenas que pretendíamos, ou seja, fazer o vídeo tal como estava no guião.

Depois da entrega do trabalho a professora informou-nos que nos ia deixar melhorar os vídeos pois notou que não conseguimos fazer tudo aquilo que queríamos e que os vídeos podiam ficar ainda melhores. Com isto vamos ter a oportunidade de fazer todas as cenas que faltam, pois devido ao pouco tempo não conseguimos fotografar grande parte delas e além disto também vamos conseguir trabalhar melhor a parte técnica, pôr mais efeitos de transição e de vídeo, bem como trabalhar os sons. No final também vamos ter de refazer o nosso guião e o pôr exactamente como aparece no vídeo final.