Imagem

| |
Visto que a Escola Secundária de Alberto Sampaio está em obras resolveu-se que na unidade de imagem da disciplina de Oficina Multimédia B se iria trabalhar imagens para a nova escola e uma assinatura digital para mais tarde assinar todos os trabalhos.
Durante todo o processo de trabalho tivemos a ajuda da Dr. Helena Duque, e da Directora da Escola, a Dr. Manuela Gomes que se disponibilizou a falar-nos das novas instalações da escola, disse-nos os espaços em que poderíamos intervir, as cores que a nova escola vai ter, o que poderíamos fazer e para além disto, falou-nos sobres a evolução da escola e os três patronos que ela possui, o Alberto Sampaio, o Manuel Monteiro e o Álvaro Carneiro.


  • Assinatura digital

    Como fiz:

    1º "AM" de Ana Martins. Está na letra Mistral (letra já existente no Photoshop)

    2º "I" está na letra be_aggressive (letra que pesquisei). Fica "I am"

    3º Adicionei um pincel que é um borrão de tinta (preto)
    4º Adicionei mais um pincel com um tom vermelho por detrás de tudo o que tinha para dar um pouco de cor a assinatura e ficar mais feminina.

    Estes dois pincéis foram o resultado de uma pesquisa em que depois de fazer o download instalei no programa.


  • Resultado final:











    • Painel para a Biblioteca Manuel Monteiro

    A meu cargo ficou a Biblioteca Manuel Monteiro e o meu trabalho era criar um painel para colocar numa das paredes das novas instalações da Biblioteca da escola.
    O meu principal objectivo na realização deste trabalho era conseguir fazer um painel que conseguisse transmitir, a quem o visse, quem foi Manuel Monteiro e o que fez de mais importante ao longo da sua vida pois, infelizmente, pouca gente sabe quem ele foi, mesmo em Braga.
  • Como fiz:

    Eu queria uma imagem do Manuel Monteiro vestido de juiz pois ele esteve toda a sua vida ligado a justiça. Como não havia tive de fazer uma montagem com uma imagem da cabeça dele mais o corpo de uma pessoa vestida de juiz.


    Este foi o resultado da montagem:




    Aqui não está o resultado inicial pois com a montagem a imagem ficou inicialmente sem pescoço e eu tive de o fazer. Primeiro por causa da selecção das duas camadas não estava a conseguir faze-lo com o carimbo e para o conseguir tive de colocar um quadrado branco na parte que tinha de ser pintada para depois seleccionar a imagem toda e pintar com o carimbo por cima do quadrado branco, e assim copiando sombras existentes na cara do Manuel Monteiro consegui fazer o pescoço.
    Também tive de subir um pouco a gola e retocar o cabelo, tudo feito com o carimbo.
    Esta imagem também já sofreu alterações no brilho e na opacidade (usando a técnica “brightness-contrast” do Gimp). Primeiro no fato para ficar a preto e branco como o resto da imagem e depois na imagem toda para ficar mais clara (nisto também o alterei os “levels”).
    Como se pode ver na imagem existe uma grande diferença de qualidade entre as duas imagens, e para tentar disfarçar isto experimentei muitos filtros que não resultaram pois a imagem que utilizei do Manuel Monteiro tem muito pouca qualidade. A única maneira que encontrei de isto deixar de se notar completamente foi aplicando o filtro “filters, light and shadow – sparkel” que criou o efeito de alto contraste. Depois disto voltei a ajustar o brilho e contraste em “colors, brightness-contrast” e o resultado foi este:




    1 TENTATIVA:


    Para além da imagem do Manuel Monteiro queria pôr outra relacionada com a justiça e por isso comecei a trabalhar nesta balança com a varinha, carimbo e borracha.





    Juntei-a com a imagem que já tinha e mudei os “colors - levels”, “colors- brightness-contrast” e “colors - desaturate-luminosity” da balança.


    Escolhi esta textura para o fundo num tom vermelho (uma das cores que a escola irá ter. No contexto em que poderá ser colocado (biblioteca) acho que fica bem e visto que as paredes vão ser cinza claro um painel nestes tons sobressai.





    Fiz o fundo e comecei a colocar o texto, utilizando a letra dali, onde falo de quem ele foi e dos cargos mais importantes que exerceu ao longo da sua vida.

    Mas a imagem não estava a dar o efeito que eu queria por isso experimentei outra imagem em vez da balança.



    2 TENTATIVA:




    Comecei a trabalhar com esta imagem que representa a justiça.




    Mas mais uma vez o efeito não era o desejado.


    3 TENTATIVA (e última):

    Resolvi então mudar ligeiramente o fundo e dar mais importância ao texto e não tanto à imagem como estava a fazer.


    Criei uma barra lateral ligeiramente mais clara, seleccionando uma parte da textura e mudando o brilho e contraste (em colors, brightness- contrast).


    Nesta barra inclui a imagem ligada a justiça, tratada com o filtro “artistic - aquarel”, o nome do patrono da biblioteca, a sua data de nascimento e morte.


    Adicionei o texto e a imagem do Manuel Monteiro e decidi que o fundo e as letras deveriam ter um pouco de relevo.


    Relevo no fundo:







    Criei o efeito de relevo adicionando outra textura por cima da que já tinha no fundo. Para não ficar tão sobressaída diminui o brilho (em colors, brightness-contrast) e depois a opacidade da camada para ficar com um efeito transparente. Assim consegui criar relevo e ao mesmo tempo um efeito de transparência em que se consegue ver o fundo que está por detrás.
    Esbati os lados do quadrado da textura branca (com a borracha) para ficar mais inserido na textura que está atrás.


    Relevo nas letras:


    A fonte dali é um tipo de letra bastante fina o que me deu alguns problemas pois por ser tão fina com alguns filtros quase não se percebia o efeito que davam.



    Só consegui criar o efeito de relevo em “filters - alpha para logo - contorno 3D” em que escolhi a textura que tenho no fundo e o efeito foi o seguinte.






    Este tipo de letra não tem a letra “Ç” por isso tive de a fazer. Usei um “c” e fiz a cedilha com um pincel e passei-lhe o filtro “alpha para logo - contorno 3D” para ficar como as outras letras.






    No Manuel Monteiro apliquei por cima do filtro que criou o efeito de alto contraste o filtro “croqui - papel de carta”, que lhe deu textura. Depois alterei o brilho e contraste (em "brightess-contrast") pois com o efeito de papel de carta a imagem ficou bastante clara e eu tive de a tornar mais escura.





















    O resultado final do painel foi o seguinte:













    Conclusão/Balanço Crítico

    Quando iniciei este trabalho não tinha nenhuma experiencia a trabalhar em Photoshop ou Gimp o que fez com que nas primeiras semanas o trabalho não avançasse muito pois perdia bastante tempo a experimentar coisas a ver qual dava o resultado que eu queria. Mas passado algum tempo, depois de ler alguns tutoriais e experimentar muitas coisas, o trabalho evoluía muito melhor e agora já me sinto bastante a vontade a trabalhar no Gimp.
    A minha assinatura foi feita no Photoshop, mas o painel escolhi trabalhar no Gimp por ser um programa livre e não ter problemas de licença, e não me arrependi. Consegui fazer tudo o que da para fazer no Photoshop e sempre que precisava de alguma coisa extra pesquisava por fontes para o Photoshop, instalava no Gimp e dava tudo na perfeição.
    Fiquei contente com o resultado final do meu trabalho pois acho que ficou uma imagem “agradável”, que tem bastante mistura de técnicas e, principalmente, porque acho que consegui passar a mensagem que queria, mostrar as pessoas quem foi Manuel Monteiro. Quanto à assinatura acho que o resultado final também foi bom, consegui uma assinatura que é simples, engraçada e tem a ver comigo.
    De futuro, tenho a certeza que quando precisar de trabalhar com um programa deste género vou ter bastante mais facilidade e provavelmente conseguir um trabalho ainda melhor. Digo isto porque acho que como já sei trabalhar minimamente bem no programa ia demorar muito menos a fazer certas coisas e assim iria ter mais tempo para investigar e experimentar outras técnicas e soluções. Pois acho que neste tipo de programa a experimentar, a usar, é que se aprende e descobre novas coisas e por consequente se consegue trabalhos melhores.
    Algumas das coisas que iria tentar melhorar era o fundo, as letras e talvez experimentar outras maneiras de dispor as coisas no painel.